10/05/2013 09:00
Homenagem foi feita durante solenidade pelos 150 anos de Ações Humanitárias da Cruz Vermelha no mundo
A unidade da Cruz Vermelha Brasileira no Rio de Janeiro realizou, na noite da última quarta-feira (08/05), solenidade de aniversário pelos 150 anos de Ações Humanitárias da Cruz Vermelha no mundo. A comemoração contou com a presença do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, que representou o governador Sérgio Cabral. A festa realizada no prédio situado na Praça da Cruz Vermelha, no Centro, contou com a presença de diversas autoridades, amigos e voluntários da entidade.

Durante a solenidade, o presidente da instituição no Rio, professor Luiz Alberto Lemos Sampaio, agraciou o secretário Zaqueu com o Certificado Amigo da Cruz Vermelha.
“É uma satisfação grande estar aqui hoje representando o governador Sérgio Cabral nesse momento simbólico e muito importante para o voluntariado do nosso estado. Nos desastres naturais que passamos nos últimos anos tivemos a presença marcante dos voluntários da Cruz Vermelha e nesse momento quero agradecer a cada voluntário, a cada um que se dispõe, nas horas em que as pessoas mais precisam, a estar ali doando o seu tempo, disposição, garra, e vontade. Quando a gente olha os princípios norteadores da Cruz Vermelha, verificamos que são efetivamente esses princípios que permitem que a instituição possa cada vez mais estar presente nessas ocasiões fazendo o de forma universal, com imparcialidade, sentimento de humanidade, de neutralidade, de independência,para cumprir todos esses objetivos”, disse o secretário Zaqueu.
Na ocasião, foi lançado o aplicativo ‘Socorrista em Ação’, desenvolvido por um voluntário da Cruz Vermelha. Através do celular ou tablet, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações de como proceder em casos de emergência, seja aplicando noções de primeiros socorros, reanimação respiratória e até enviando localização para serviços de emergência.
Na solenidade o trabalho da Cruz Vermelha no estado foi apresentado e diversos voluntários e amigos da entidade foram homenageados. Também houve a entrega de certificados a alguns voluntários que fizeram cursos na instituição.
A festa contou com a presença do representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Stephan Sakalian; do secretário geral da Cruz Vermelha Brasileira, coronel Paulo Roberto Costa e Silva; do coronel da Defesa Civil Estadual, Jerry Andrade, e do engenheiro da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro, Orlando Sodré Gomes.
Fonte: ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS